FlorestaNotícias

Arauco adota plantio mecanizado para melhorar sua operação florestal

Sistema tem capacidade de plantar mais de 30 mil mudas por dia e foi implementado nas operações florestais de Água Clara e Inocência (MS)

A Arauco deu início à implementação de um sistema de plantio mecanizado em sua operação florestal para garantir maior eficiência e produtividade. A inovação tecnológica garante um aumento de quase 800% nos resultados, que passaram de 233 mudas plantadas por hora no sistema tradicional para 2.000 mudas plantadas no mesmo período, por meio do sistema mecanizado.

Adotado em dezembro de 2023 em parte das áreas das operações florestais nos municípios de Água Clara e Inocência (MS), o plantio mecanizado é realizado por meio da máquina Base Forwarder Ponsse e da plantadeira PlantMax2, que são operadas por colaboradores devidamente treinados. O equipamento tem capacidade de plantio de 30.722 mudas por dia, equivalente a 27,93 hectares, e o trabalho é realizado em três turnos de oito horas.

O equipamento conta com o sistema de GPS de precisão que permite o georreferenciamento de todas as mudas plantadas, garantindo que as irrigações necessárias sejam mecanizadas e com assertividade no ponto alvo. O sistema está preparado para a realização da subsolagem e fertilização do solo que irá garantir maior eficiência na aplicação do fertilizante e consequentemente melhor desenvolvimento das mudas.

Foto: Divulgação

“A tecnologia é uma grande aliada quando se trata de produtividade e sustentabilidade de florestas plantadas e está desempenhando um papel cada vez mais importante, tornando o processo mais eficiente, sustentável e produtivo. Precisamos sempre olhar para o futuro, ao integrar tecnologias avançadas com práticas de manejo florestal sustentável. Dessa forma, estamos promovendo o crescimento saudável das florestas e maximizando os benefícios ambientais, econômicos e sociais que elas proporcionam, ação que vai ao encontro de nossa premissa de cuidar da natureza, das pessoas e dos recursos que utilizamos”, afirma Laercio Couto, gerente Florestal da Arauco do Brasil.

A homogeneidade no plantio é um dos grandes diferenciais da tecnologia. A máquina segue o alinhamento de plantio para a área determinada, de acordo com a quantidade de mudas definida. Depois de determinadas as linhas de plantio, a máquina trabalha no impacto do solo, fazendo a cova, posicionando a muda de acordo com sua altura e fixando cada unidade no solo de acordo com sua necessidade.

Todo esse sistema é feito por um computador de bordo na cabine da máquina, onde o operador tem visão de toda a implementação. Para operar o sistema, os colaboradores da empresa passam por capacitação realizada em parceria com o Grupo Timber, empresa responsável pela comercialização do equipamento. A expectativa é chegar a 23 mil hectares de floresta plantada por meio do plantio mecanizado em 2024.

Fonte
Arauco
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo