No ano em que celebra seu cinquentenário, a Cenibra apresenta o seu novo Plano Estratégico de Sustentabilidade, nomeado “BioSustentação”. Focado no compromisso com o futuro, as pessoas, a sustentabilidade e a transformação, o BioSustentação reúne os compromissos de longo prazo da empresa nas dimensões ambiental, social, de governança, econômica e de inovação.
Além disso, com o BioSustentação a companhia também renova suas diretrizes estratégicas. A nova missão é entregar à sociedade produtos e soluções de valor, provenientes de florestas sustentáveis. Ao fazê-lo, a Cenibra atende às necessidades do presente e contribui para a preservação do futuro. A visão é ser transformadora por meio das práticas de sustentabilidade, sendo reconhecida como exemplo no mercado.
Já os novos valores orientam cada passo que será dado: avanço na diversidade e compromisso em ser uma organização inclusiva; presença da verdade, do respeito e da transparência em todas as interações, estabelecendo confiança sólida com os(as) empregados(as), parceiros e clientes; respeito aos direitos humanos como compromisso inegociável; inovação como parte intrínseca da sua cultura; trabalhar com segurança, qualidade, confiabilidade e competitividade em mente, para que os produtos e serviços atendam aos mais elevados padrões; e busca por impacto positivo nos resultados financeiros, no ambiente e na comunidade das áreas de atuação.
EVENTO MARCA APRESENTAÇÃO DO BIOSUSTENTAÇÃO
No início de outubro, a Cenibra realizou um evento com a presença de gestores e mentores do seu Programa de Melhoria Contínua e Inovação (PMCI) para apresentar o BioSustentação. A apresentação foi conduzida pelo assessor de Sustentabilidade, Sandro Morais. Entre os novos temas da agenda estratégica estão a atenção às mudanças climáticas e a geração de resíduos; atração, retenção e desenvolvimento de pessoas; e a transformação digital.
Com o intuito de se aprofundar no tema da sustentabilidade, seus desafios e suas oportunidades, a Assessoria de Sustentabilidade levou ao evento também olhares externos.
Nesse sentido, dois palestrantes foram convidados. O consultor estratégico e empresário Ricardo Guimarães reforçou a necessidade de uma liderança comprometida com a mudança e com o crescimento sustentável da empresa. Por sua vez, a jornalista Sonia Consiglio, que possui expressiva atuação no segmento da sustentabilidade há mais de 20 anos, mostrou o quanto que as empresas do futuro precisam estar atentas às práticas ambientais, econômicas e de governança.