No final de agosto, terminou a primeira edição do Puerto de Ideas Biobío, um festival chileno que começou na região de Valparaíso em 2011 e se expandiu para Antofagasta e agora para o sul do país.
O Puerto de Ideas Biobío recebeu cinco mil pessoas, o que se traduz no mesmo número de árvores nativas que serão plantadas nas áreas de Maule, Biobío e La Araucanía. Isso se deve ao fato de um dos mais importantes patrocinadores do festival, a CMPC, ter prometido doar uma árvore para cada pessoa que participasse do encontro.
Ignacio Lira, subgerente de Assuntos Corporativos da CMPC, detalhou as espécies que serão plantadas em várias partes do país e acrescentou: “Estamos felizes com a proporção de pessoas alcançadas pelo Puerto de Ideas Biobío. Na CMPC temos um compromisso com a preservação ambiental e doar essa proporção de árvores é mais uma motivação para contribuir com o cuidado com o planeta”.
Por sua vez, Chantal Signorio, presidente da Fundación Puerto de Ideas, mencionou que realizou uma avaliação positiva da primeira versão do Festival. “Além disso, graças à nossa aliança com a CMPC, cada pessoa que participou das atividades representa uma contribuição concreta e significativa para o reflorestamento da região”.