“Green Santos” chega à China transportando 72 mil toneladas de celulose da Suzano
Maior navio de transporte de celulose do mundo concluiu sua primeira viagem nesta semana, com celulose exclusiva da companhia para o mercado asiático
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a Cosco Shipping Specialized Carriers, uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, estão comemorando a conclusão da primeira viagem do “Green Santos” – nome dado ao maior navio de transporte de celulose do mundo.
A embarcação, que saiu do Porto de Santos, em São Paulo no dia 4 de março, chegou à China nesta terça-feira, 9, carregada com 72 mil toneladas de celulose exclusiva da Suzano, destinadas ao mercado asiático.
Além de otimizar a eficiência logística da companhia, a capacidade do “Green Santos” também contribuirá para uma redução da pegada de carbono por tonelada transportada.
O navio foi entregue à Suzano no final de 2023 e faz parte de uma frota de embarcações com porte semelhante que serão entregues neste ano. Segundo a empresa, a iniciativa visa atender o aumento previsto das exportações de celulose proveniente da nova fábrica da Suzano em construção em Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul.
Conhecida como Projeto Cerrado, a unidade, que entrará em operação até junho de 2024, elevará a capacidade total da Suzano para 13,5 milhões de toneladas anuais, e terá sua produção escoada a partir do porto de Santos, no litoral paulista, onde foi realizado o primeiro embarque do “Green Santos”.
A celulose tem uma participação de 2,8% das exportações brasileiras, considerando dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, referentes ao mês de março de 2024. Desse total, quase 30% têm como destino a China – maior importador de celulose do Brasil.