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Trem da UPM realiza primeiro embarque de carga completa de celulose no Uruguai

Em seu primeiro carregamento completo, a locomotiva transportou celulose da fábrica UPM Paso de los Toros até o porto de Montevidéu, distribuída em 25 vagões

Na última semana, o trem da UPM realizou seu primeiro carregamento completo de celulose distribuído em 25 vagões para embarque no Porto de Montevidéu, no Uruguai.

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, esteve presente na cerimônia de comemoração desse marco, realizada na Estação Ferroviária Villa Cardal.

“O Uruguai está cumprindo seu papel histórico, que é o de ser o centro onde a logística, o transporte, a inovação e o respeito à lei são uma atração para a região e para o resto do mundo. O que foi confiável? Em um país, em uma empresa e em um governo”, declarou Lacalle Pou.

Lacalle Pou considerou que “o trem é sinônimo de civilização e que os uruguaios gostam muito desse meio de transporte. Agora existe o sonho de ter um trem de passageiros, e é por isso que há empresas que planejam levá-lo a Salto e que a linha em Rivera possa ser utilizada para o transporte de cargas”.

A ferrovia liga o Porto de Montevidéu, à Centenario, em Durazno, em uma extensão de 265 quilômetros, para os quais foram instalados 343 quilômetros de novos trilhos, visto que existem vários trechos com mais de uma rota para permitir o cruzamento de trens.

A obra da Ferrovia Central completa um projeto iniciado em 2019, com obras preliminares, como limpeza de via e remoção de trilhos. Em 2020, começaram os trabalhos de terraplenagem. A montagem da via começou em 2021 e continuou nos dois anos seguintes. Em 2023, foram realizados testes dinâmicos e de sinalização nas diversas seções.

No total, mais de 3,5 mil pessoas foram empregadas diretamente, sendo que mais de 90% da mão de obra empregada era uruguaia. Mais de 37,5 mil toneladas de trilhos e 567 mil vigas de concreto foram instaladas, mais de 128 pontes ferroviárias e seis valas foram construídas, incluindo duas valas ferroviárias, de modo que o trem possa fazer um percurso subterrâneo de quase 4 quilômetros. Aproximadamente 12,5 milhões de metros cúbicos de terra foram movidos e 1 milhão de toneladas de lastro foram usadas.

A primeira viagem de um trem de carga utilizando a nova ferrovia, ocorreu entre a fábrica de celulose UPM Paso de los Toros e o porto de Montevidéu, no Uruguai, no início do mês. A velocidade máxima do trem é de 80 quilômetros por hora, enquanto em áreas urbanas ou com alta densidade de passagens de nível varia entre 25 e 40 quilômetros por hora.

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