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UPM inicia operação ferroviária para transporte de celulose no Uruguai

Em sua viagem inaugural, o trem da companhia transportou cerca de 832 toneladas de celulose da planta UPM Paso de los Toros até o novo terminal especializado em Montevidéu

O trem da UPM concluiu sua primeira viagem entre a fábrica de celulose Paso de los Toros e o porto de Montevidéu, no Uruguai, nesta semana, depois de percorrer 264 quilômetros. “Essa é uma conquista de grande importância para o país”, declarou José Luis Falero, Ministro dos Transportes e Obras Públicas do Uruguai.

O primeiro carregamento de celulose da companhia chegou ao terminal especializado transportando cerca de 832 toneladas de celulose, distribuídas em 13 vagões. A transferência central foi coordenada pelo Centro de Controle de Tráfego Ferroviário (CCTF) da referida estação.

“Foi realizado um primeiro teste para entrada de carga parcial de celulose no porto de Montevidéu”, especificou Falero. Nesse sentido, explicou que a operação ferroviária deve ser feita de forma gradual para evitar riscos.

Segundo Falero, o envolvimento interinstitucional permitiu a concretização do transporte multimodal e este terá um papel fundamental na política de desenvolvimento do país.

“Isso não apenas representa um marco significativo, mas também nos posiciona regionalmente como um modelo a ser seguido por outros países. Demonstramos uma clara integração do sistema ferroviário além das fronteiras, todos convergindo para o mesmo objetivo: dar impulso ao excelente porto que temos em Montevidéu, que em breve atingirá a profundidade de 14 metros”, afirmou.

O ministro também anunciou que a primeira carga completa de celulose – com 25 vagões – está prevista para ser recebida em 16 de abril, na cidade de Cardal, departamento da Flórida.

A nova ferrovia de última geração funciona, no seu início, com uma ocupação de 50% da capacidade, sob responsabilidade da UPM, destacou Falero. Nesse cenário, existe um percentual equivalente disponível para outras empresas ou indústrias do país utilizarem essa modalidade.

O projeto da Ferrovia Central consistiu na construção e manutenção de 264 quilômetros de trilhos ferroviários entre o porto de Montevidéu e a cidade de Paso de los Toros, o que permite a circulação de trens de carga com 22,5 toneladas de carga por eixo, o que resultaria no transporte de até 4 milhões de toneladas por ano.

O evento também contou com a presença do presidente e do vice-presidente da Administração Nacional de Portos (ANP), Juan Curbelo e Daniel Loureiro, respectivamente, entre outras autoridades nacionais e departamentais.

Fonte
República Oriental do Uruguai R2820
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