Klabin tem perspectiva positiva para o mercado de celulose
Segundo Antônio Nicolini, diretor de celulose da empresa, a tendência é positiva para os três tipos de fibras, em demanda e preços
De acordo com o diretor de celulose da Klabin, Antônio Nicolini, a empresa espera que o mercado global de celulose se mantenha com tendências positivas após os reajustes de preços anunciados pelos fabricantes nos últimos meses.
“A tendência é positiva para as três fibras do ponto de vista de demanda e preços. A visão do trimestre permanece muito positiva”, afirmou o executivo. A companhia é a única produtora dos três tipos de celulose – fibra curta, fibra longa e fluff – no país.
A Klabin reportou queda no lucro líquido em 2023, na comparação anual, impactada pelos preços mais baixos da celulose e do papel kraftliner, além de sofrer os impactos negativos do câmbio das exportações.
Nesse sentido, apesar do aumento de 10% no volume de vendas durante o quarto trimestre, a receita recuou 25% nesta unidade de negócio, para R$ 1,37 bilhão, ante o mesmo período no ano anterior. Indicando o início da recuperação dos preços de fibra curta no segundo semestre de 2023, a receita com celulose avançou 3% frente ao terceiro trimestre.
Segundo a companhia, o aumento dos volumes vendidos entre outubro e dezembro ocorreu em razão da redução de estoques, maior volume de produção e direcionamento de volumes maiores para a China – onde a retomada da demanda foi mais rápida.