Celulose no mundoNotícias

Ence inicia projeto de 30 milhões de euros para fornecer celulose fluff

O investimento vai flexibilizar o atual processo de produção e substituir até 125 mil toneladas de celulose padrão por fluff

A Ence – Energía y Celulosa, produtora espanhola de celulose, iniciou a execução do projeto que permitirá à biofábrica de Navia fornecer celulose fluff, fibra voltada para produtos absorventes.

A comercialização desta nova gama de produtos com maior valor agregado terá início no último trimestre de 2025 e aumentará a competitividade da biofábrica, ao permitir a entrada em novos mercados.

Graças à execução deste projeto, será possível reduzir a dependência europeia desta gama de fibras, que são importados principalmente dos Estados Unidos, além de reduzir a pegada de carbono através de um processo mais eficiente na utilização da madeira.

O investimento, de 30 milhões de euros, vai flexibilizar o atual processo de produção desta fibra especial para produtos absorventes de higiene, alcançando a substituição de até 125 mil toneladas atuais de celulose padrão por celulose fluff.

A linha contará com as melhores tecnologias de produção do segmento, contribuindo para a produção de uma fibra de elevada qualidade e cumprindo os mais elevados padrões através de um processo ecoeficiente – já característico da biofábrica asturiana da Ence.

Nesse sentido, a obra incluirá a modificação de uma das atuais linhas de acabamento de celulose, para permitir sua conformação e expedição em forma de bobinas, bem como outras adequações na linha de produção, necessárias à sua adaptação ao novo produto.

SUSTENTABILIDADE E VALOR AGREGADO

Fluff é um tipo de celulose que é aplicada em diversos produtos de higiene e absorventes, como fraldas, produtos de higiene feminina e produtos de proteção para incontinência, entre outros. É igualmente adequado para utilização em diversos não-tecidos, como lenços umedecidos, guardanapos, toalhas de cozinha, absorventes alimentares e diversos produtos utilizados no setor médico e farmacêutico.

A celulose fluff da Ence Navia será a primeira na Europa a ser fabricada a partir de madeira de eucalipto. A utilização desta madeira irá agregar valor aos produtos absorventes pelas suas características diferenciais: maior maciez, menor volume e, portanto, maior discrição e economia em materiais de embalagem e transporte, maior secura do produto em contato com a pele do usuário e redução do risco de dermatite.

Dessa forma, esta linha de investimento permitirá produzir nas Astúrias – e à base de madeira de origem local e de cultivo responsável – matéria-prima que atualmente é importada maioritariamente da América do Norte. A celulose fluff da Ence Navia será destinada principalmente ao mercado europeu. Com isso, além de conseguir uma menor pegada ambiental do produto final, contribui para a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva dos produtos absorventes, já que são fibras naturais, compostáveis ​​e biodegradáveis.

Fonte
Ence
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo