Ence inicia parada técnica anual na biofábrica de Navia
Com o objetivo de implementar novas tecnologias e melhorar as existentes, durante o período serão investidos mais de € 14 milhões na fábrica asturiana
Nesta segunda-feira, 8, a Ence iniciou sua parada técnica anual na biofábrica de Navia, na Espanha, que decorrerá até 22 de abril, quando retomará sua atividade normal.
Durante o período de parada, mais de € 14 milhões serão investidos na planta de Navia, e um ambicioso plano de trabalho será implementado para incorporar novas tecnologias e melhorar as existentes, reforçando a eficiência, confiabilidade e excelência ambiental da fábrica asturiana.
Essas ações permitirão que a Ence Navia permaneça na vanguarda do setor, como uma das biofábricas mais competitivas da Europa, e sua eficiência continuará impulsionando o Grupo, principalmente em um momento como o atual, marcado por fortes aumentos no preço da celulose, que aumentou mais de 50% desde setembro passado.
Assim, além do trabalho destinado à manutenção da biofábrica, essa interrupção técnica será usada para reforçar sua sustentabilidade, especialmente nas áreas de descarbonização dos processos e redução e otimização do consumo de água.
Nesse sentido, vale lembrar que essa unidade foi reconhecida com o selo ecológico “Nordic Swan”, além do certificado AENOR Zero Resíduos; e a sua celulose recebeu o selo ecológico da União Europeia. Da mesma forma, a sua biomassa foi acreditada no esquema “SURE”, que garante a sua sustentabilidade.
Com foco na segurança e saúde de todos os envolvidos nas atividades da empresa, a Ence monitorará o cumprimento de todas as medidas de segurança dentro da fábrica, onde mais de 1.500 trabalhadores atuarão durante essa paralisação. Está prevista a participação de quase uma centena de empresas colaboradoras, que realizarão suas atividades simultaneamente.
Segundo a Ence, a paralisação técnica de suas biofábricas é um momento chave, pois durante ela, se materializam vários dos eixos principais de seu modelo de gestão: a excelência ambiental e de segurança, melhoria contínua de seus resultados e instalações e compromisso social com o meio ambiente.