Ence volta a registar lucros e alcança mais de 3 milhões de euros no quarto trimestre de 2023
Os três primeiros trimestres do ano passado foram marcados por preços mais baixos de celulose, de tal forma que o resultado do ano reportado pela empresa foi negativo em 25 milhões de euros
A Ence – Energia e Celulose registou um lucro líquido superior a 3 milhões de euros no quarto trimestre de 2023, retomando o desempenho positivo graças à redução de custos e ao início da recuperação do preço da celulose.
Os três primeiros trimestres do ano passado foram marcados por preços mais baixos de celulose, que atingiram o seu ponto mais baixo no mês de agosto, de tal forma que o resultado do ano reportado pela Ence foi negativo em 25 milhões de euros. Desde então, e até agora, os preços recuperaram mais de 40%. Além disso, os principais produtores anunciaram aumentos adicionais.
Do ponto de vista operacional, destaca-se o aumento de 15% na produção de celulose no quarto trimestre em relação ao trimestre anterior, atingindo mais de 266 mil toneladas. Adicionalmente, o exercício de 2023 caracterizou-se pela significativa redução de custos alcançada, de 180 euros no custo por tonelada de celulose, elevando o custo caixa para 455 euros por tonelada.
As celuloses especiais da Ence, mais sustentáveis e adaptadas para substituir fibras longas e plásticos, continuam a ganhar espaço de mercado, atingindo 28% das vendas totais de celulose no quarto trimestre e 22% no total de dois anos.
O resultado operacional consolidado (Ebitda) do Grupo atingiu 25 milhões de euros no quarto trimestre e 89 milhões de euros em 2023.
CRESCIMENTO E DIVERSIFICAÇÃO EM CELULOSE E ENERGIAS RENOVÁVEIS
A solidez do balanço do Grupo Ence proporciona flexibilidade para aproveitar as oportunidades de crescimento e diversificação nos dois negócios da empresa, totalmente alinhados com a descarbonização e a economia circular.
No negócio de Celulose, a Ence continua a promover a venda das suas celuloses especiais e lançou o projeto de diversificação da sua produção para celulose fluff, com início previsto para 2026. Além disso, a empresa continua a avançar em a engenharia e transformação do projeto As Pontes, uma biofábrica de produção de fibra reciclada e branqueada a partir de papel e cartão recuperados, sem aumentar o consumo de madeira e aproveitando o terreno industrial onde estava instalada a central térmica de As Pontes.
A Ence continua a ser a empresa líder em sustentabilidade no setor de celulose a nível mundial pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com a última classificação da Sustainalytics, que em 2023 reiterou a pontuação global para o comportamento ambiental, social e de governança corporativa da Ence em 90/100. Além disso, em 2023 a Ence foi reconhecida com a medalha de platina da Ecovadis: a classificação mais elevada concedida por esta plataforma, especializada na avaliação da sustentabilidade das empresas, e foi incluída no índice IBEX ESG.